A manutenção corretiva normalmente é a mais comum na maioria das empresas, que normalmente visando o maior lucro possível postergam uma série de consertos necessários, ultrapassando o limite de troca de peças. Nesses casos, uma peça (motor, pneus, amortecedores, etc) do veículo quebra ou deixa de funcionar conforme se esperava que ela funcionasse, sendo necessário acionar um profissional para fazer o conserto.
Por outro lado, manutenção preventiva é aquela que é realizada no intuito de diminuir a chance de falhas e quebras precoces, bem como a segurança do condutor e de terceiros. É uma intervenção na sua frota que é programada para acontecer antes da data provável para ocorrência de uma falha para eliminar defeitos, desgastes e realizar ajustes necessários para manter a boa conservação dos veículos.
De uma maneira bem simples, podemos dizer que a manutenção preventiva é aquela que você faz para evitar problemas antes de eles acontecerem e, a corretiva é aquela que você faz depois de um problema ter ocorrido. No mundo ideal, a manutenção corretiva seria utilizada muito raramente, dado que só seria necessária em situações de acidentes.
Ao falar de prevenção e correção pode não ficar tão clara a gravidade que é manter uma frota de veículos sem manutenção. De maneira simples, existem uma série de problemas que podem ocorrer por essa falha no acompanhamento dos seus veículos como:
As causas que geram esses problemas podem ser as mais diversas e, normalmente uma manutenção preventiva é capaz de identificar 90% delas:
São diversos pontos que precisam ser abordados para um controle bem apurado da manutenção dos veículos. Nós da Alpha Fleet, proporcionamos essas informações para sua empresa.
